Pular para o conteúdo principal

Fichamento 04

Avaliação de efetividade de ações de saneamentoanálise de gestão.

Este texto traz uma transcrição de relatório final de pesquisa promovida pela Fundação Nacional de Saúde - Funasa, Edital 2001, linha de gestão em saúde pública, sobre a efetividade das ações de saneamento no Rio Grande do Norte no período 2002-2003. Esta autora foi coordenadora da pesquisa que, em estudo analítico de base inclusiva e participativa, avaliou a formulação/financiamento; gestão; resultados das ações e apresentou proposições ao setor. Através de estudo ecológico, teve como variável dependente e pressuposto de sua base amostral a hipótese de trabalho, na qual maior volume de financiamento às ações estruturais de saneamento teria maior impacto na redução de indicadores de morbi-mortalidade específicos. A base foi composta de sete municípios das sete regiões de iguais variáveis intervenientes de solo, econômica e administrativa e de controle, sete outros municípios de iguais intervenientes, porém, de zero ou menor volume desses recursos. Dos resultados de cobertura das ações financiadas foi produzido um ranking da co-relação dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH-m) com os de Saneamento Básico e Indicadores Epidemiológicos de igual período.

Palavras-chave : Gestão em saúde pública; Saneamento básico; Transversalidade; Efetividade.

Referência bibliográfica:
SAIANI, Carlos César Santejo  e  TONETO JUNIOR, Rudinei. Evolução do acesso a serviços de saneamento básico no Brasil (1970 a 2004).Econ. soc. [online]. 2010, vol.19, n.1, pp.79-106. ISSN 0104-0618.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-06182010000100004.

Publicado por Evelyn Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AZEREDO, Catarina Machado et al.  Avaliação das condições de habitação e saneamento: a importância da visita domiciliar no contexto do Programa de Saúde da Família .  Ciênc. saúde coletiva , Jun 2007, vol.12, no.3, p.743-753. ISSN 1413-8123 IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010) Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - 2008. Acesso em: 07 jun. 2019. IMPACTOS na saúde e no sistema único de saúde decorrentes de agravos relacionados a um saneamento ambiental inadequado. Brasília, DF: Fundação Nacional de Saúde, 2010. 246 p. Acesso em: 06 jun. 2019. INSTITUTO TRATA BRASIL. Benefícios econômicos e sociais da expansão do saneamento no Brasil. Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/images/estudos/itb/beneficios/sumario_executivo.pdf . Acesso em: 07 de junho de 2019. INSTITUTO TRATA BRASIL. Saúde. Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas/no-brasil/saude . Acesso em: 07 de junho de 2019. GUIMARÃES, A. J. A....

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Conhecer os problemas de saúde provocados pela falta de acesso a unidade básica de saúde (UBS). Objetivo específico I: Identificar os problemas de saúde causados pela falta de saneamento básico. Objetivo específico II: Conhecer as formas de acesso a UBS – Unidade Básica de saude. Objetivo específico III : Estudar as doenças que são provocadas pelo mal condicionamento do esgoto.

REFERENCIAL TEÓRICO

                     A definição de saneamento baseia-se na formulação da Organização Mundial da Saúde  (OMS), em que saneamento “constitui o controle de todos os fatores do meio físico do  homem, que exercem ou podem exercer efeitos deletérios sobre seu estado de bem-estar  físico, mental ou social”. De acordo com esse conceito, é evidente a importância do saneamento enquanto abordagem preventiva e de promoção da saúde, a partir do enfoque saúde e ambiente (IMPACTOS..., 2010).           Em 2008, apesar de ser a sétima economia do mundo, o Brasil apresentava índices de  cobertura de saneamento básico de países subdesenvolvidos. A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008 (IBGE, 2010) mostrou, por exemplo, que somente 46% dos  domicílios no país estavam conectados a redes de esgotamento sanitário. Tais redes estavam  presentes, principalmente, nos grandes e médios ce...